segunda-feira, 24 de maio de 2010

Continuação de como organizar um grupo de teatro

EXERCÍCIOS

Iniciaremos com uma oração, seguido de conversa para conhecimento de cada componente do ministério.
1 = Conscientização.
2 = Objetivo.
3 = Alvo.

AQUECIMENTO BÁSICO

Em pé e coluna reta, com os braços ao lado do corpo, iniciaremos:
1 - Girando a cabeça 4 vezes para cada lado.
2 - Segurando a cabeça com uma das mãos e puxando para os dois lados, frente e atrás.
3 - Girando os ombros 8 vezes para frente e para atrás.
4 - Girando os cotovelos 8 vezes para frente e para atrás.
5 - Girando os braços 8 vezes para frente e para atrás.
6 - Abraçando-se e girando 8 vezes para a esquerda e direita.
7 - Dobrando o corpo, começando pela cabeça até a cintura.
8 - Repete o item 7 e vai até os pés e sobe novamente.

RELAXAMENTO BÁSICO

Deitam-se todos em posição para cima.
Fecham-se os olhos.
Música de fundo.
O professor vai narrando as partes do corpo.
Um por vez vai se movendo, alongando até sentar.

PREPARAÇÃO VOCAL

Ressonância... soltando o ar...
Trabalhando as vogais: A,e,i,o,u... e ao contrário... U,o,i,e,a.
Aberto e fechado.

DICÇÃO

Pssa, pssé, pssi, pssó, pssú.
Sra, sré, srí, sró, srú.
Pssacrá, pssacré, pssacrí, pssacró, pssacrú.
Pra, pre, pri, pro, pru.
Cra... Blá...
Rosra, rosre, rosri...
Tropracrá, tropracré, tropracrí, tropracró, tropracrú.
Sapra, sapré, saprí...
Paralelepá, paralelepé, paralelepí, paralelepó, paralelepú.
Consfracrá, consfracré, consfracrí, consfracró, consfracrú.
Alflabraçogra, alflabraçogré, alflabraçogrí, alflabraçogró, alflabraçogrú.
Missantropocrá, missantropocré, missantropocrí, missantropocró, missantropocrú.

ESPELHO

1 - Em dupla de frente um para o outro, olhando em suas testas, andem pelo espaço sem desviar os olhos ; explore todo espaço usando o corpo em vários sentidos.
2 - Repitam o exercício fitando um ponto na sala ou espaço, andem por ele da mesma do exercício anterior em ritmos, lento, rápido e correndo para frente, lado e atrás.
3 - Agora de costas um para o outro, andem da mesma forma que os exercícios anteriores.

CONCENTRAÇÃO

O ESPAÇO
Ao acordar de um sono, imagine-se preso em um quadrado, ( sala, caixa, prisão ) sua vida está presa neste espaço e você não tem como sair dele. Busca respostas e só encontra silêncio, começando aos poucos se inquietar. Como prisioneiro de si mesmo, vai usando sua criatividade para viver.

O DESESPERO
Aos poucos você vai mostrando desconforto, impaciência, desânimo e refletindo sobre sua vida, por onde andou e o que fez em todos esses anos... andando de um lado para o outro a procura de uma saída, chegando ao desespero total.

A ESPERANÇA
A esperança renasce quando de repente um terremoto abala o lugar e abre-se uma fresta no quadrado, um sinal de vida, a esperança de viver livre bate à sua porta, a luz do sol invade seu pequeno espaço, uma nova vida poderá nascer e verdadeiramente ser livre.

A SAÍDA
Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre. Quando andávamos no mundo, éramos escravizados pelo inimigo e vivíamos no pecado e longe do Senhor nosso Deus... mas quando vimos uma luz raiar, vindo em nossa direção e uma doce voz que nos chamava pelo nome, abrimos os nossos olhos, e sentimos a graça e o poder de Deus em nossas vidas... o maior presente que o ser - humano pode ter é o SENHOR JESUS.

LIVRE
1 - Andando livremente pela sala com a planta dos pés no chão, na meia ponta, nos calcanhares, na borda interna e na borda externa... agora andem intercalando a ponta, lado, calcanhar para frente, para trás e para os lados, sem esbarrar no companheiro.
2 - Em roda, todos em uma só vogal aberta, entoarão fechando a roda e abrindo-a ; misturando de olhos fechados e com a mesma vogal.

IMPROVISAÇÃO
Livre escolha para conhecimento de cada um. Tema livre, Bíblico e testemunho de vida.

MONTAGEM
Primeiro item: Reunião com pessoas realmente compromissadas na obra do Senhor e fazer antes de qualquer coisa uma oração e pedir a Deus que venha se agradar e aprovar.

SEGUNDO ITEM: Objetivo maior: Conscientizar e buscar as almas perdidas, pois sem esse objetivo é melhor nem começar.

TERCEIRO ITEM: Fazer aquecimento físico e vocal antes do ensaio. Escolher o texto e em ministério fazer uma leitura para conhecimento do mesmo.

QUARTO ITEM: Dividir entre o ministério as personagens do texto e os cargos que cada um irá assumir.
( ex: Direção, assist. direção, ator, sonoplasta, iluminador (se for o caso),figurinista, contra-regra, aderecista, cenógrafo, diretor (a) de marketing para conseguir apoio financeiro ou em permuta e uma equipe de divulgação para a estréia, etc. Não precisa usar todos, ex: o diretor precisa entender de teatro e ter visão de cena, podendo ter ou não o assistente, assim como o iluminador pode operar a sonoplastia, o marketing pode fazer a divulgação, etc.

QUINTO ITEM: Corrigir as intenções e frases dos atores para uma melhor colocação em cena e fazer as marcações.

SEXTO ITEM: No decorrer dos ensaios, o figurinista, aderecista, cenógrafo, sonoplasta, e iluminador terão que fazer as suas partes com o auxílio do diretor na supervisão geral.

SÉTIMO ITEM: Marcar um ensaio com todos os envolvidos e consertar os erros que com certeza aparecerão.

OITAVO ITEM: Marcar estréia para no mínimo 15 dias antes, acionar a equipe de divulgação e mandar release para jornais, revistas seculares e evangélicas, colar cartazes, distribuir panfletos em escolas, mercados, shoppings, casas, prédios, etc.

NONO ITEM: Marcar ensaio geral com todos os envolvidos, inclusive a equipe de divulgação, Pastores, convidados e esperar que Deus venha abençoar todo esforço na Sua obra, pois é tão maravilhoso e gratificante quando o Senhor aprova e colher os frutos com vidas salvas e edificadas.

DÉCIMO ITEM: Orar sempre e não se importar com as perseguições que irão ter, críticas construtivas, e críticas destrutivas, porque o inimigo estará furioso e mandará seus assessores para assuntos desanimadores, por isso o ministério deve ser de pessoas espirituais e convertidas, que possam passar JESUS sem hipocrisia. Um pastor da Assembléia de Deus me ligou e disse que estava muito feliz por existir um ministério como os "Atores de Cristo" e perguntou por que muitos aparecem e somem? E eu respondi: por causa da vaidade! Muitos tem deixado subir ao coração o "eu", querendo aparecer mais do que o Senhor, e Deus não dá a sua glória a ninguém ; esses que somem, querem recompensa do homem, e acabam desanimando, pecam e ficam apagados e caídos até mesmo dentro da igreja... quantos líderes caíram! despertemos irmãos!! Faça para o Senhor dos céus e da terra! Ele te recompensará sem você se preocupar com o dia de amanhã, fique em Lucas 6. 25-34 e meditem. Se o Senhor mandou, vamos fazer sem preocupações, pois a mesma tira das mãos de Deus as bênçãos, ou cremos ou definitivamente não cremos. Vamos ficar "olhando para Jesus, autor a consumador da nossa fé" e veremos o seu agir em tudo o que fizermos. Que Deus abençoe à todos em nome de JESUS.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS BELO TRABALHO VOU TENTAR AJUDAR NESSA EM MINHA ESCOLA COM ESSE CONTEUDO!

Seguidores